quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Defesa - Parte 1



A maioria dos treinadores querem os seus jogadores mais flectidos do que estes desejam. A maioria dos jogadores querem ficar direitos. Entao, Quão direito deves estar numa posição básica defensiva? Uma boa regra para seguires é: Assegura-te que a tua cabeça está mais abaixo do que a do teu adversário.

Se estiveres mais baixo do que ele, terás uma maior facilidade de movimentos. Se ele baixar a cabeça para progredir em drible, tens de baixar ainda mais a tua e principalmente estar sempre à frente dele.

É fundamental, também para uma facilidade de movimentos, concentrares o peso na parte de tras do teu corpo. Tens de estar pronto para te mexer quando ele se mexer, e com o peso atras será muito mais facil.

Muitas vezes dás espaço a mais ao teu jogador, e apenas te aproximas dele depois de uma simulação de tiro ou de passe. Isto provoca desiquilibrio quando avanças, o que lhe permite passar por ti muito mais facilmente. O espaço dado ao adversário deve ser sempre o mesmo, excepto, obviamente em zonas proximas do cesto.

Este texto tem continuação, e irei disponibilizá-lo o quando antes. O objectivo dos textos são ajudar-vos, a vocês jogadores, começarem a ter as noções e os principios das diversas situações no Basquetebol.



Força PT

1 comentário:

Anónimo disse...

muito fixe...

diogo obrigado pela dica fixe...

vou fazer isto nos jogaos e nos treinos